COMPLEMENTARIDADE DAS ABORDAGENS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS NA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA NA INDÚSTRIA: implicações da experiência prática no desempenho do modelo estatístico
A dissertação proposta é sobre a complementariedade (PIDD, 2014) das abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas na resolução de um problema na indústria. Discute-se como a experiência prática, que subsidia a análise qualitativa, pode influenciar na análise quantitativa. Para tanto, é dado prosseguimento a estudo realizado, nos anos de 2012 e 2013, em planta industrial produtora de ferro níquel. Na ocasião, foco era solucionar um problema prático, verificado na Área do Refino, cujas causas não eram claramente conhecidas ou socialmente acordadas. Portanto, buscou-se recuperar a experiência prática dos trabalhadores, heterogeneamente distribuída, para se chegar a uma solução aceitável. Para isso, foram construídos dois modelos: o primeiro, qualitativo, que consistiu em um mapa cognitivo – a representação gráfica da representação mental que o pesquisador constrói a partir das representações discursivas formuladas por um sujeito ou grupo sobre um objeto (COSSETTE; AUDET, 1992). Nele foram representadas as hipóteses formuladas pela equipe da área sobre as causas do problema; e o segundo, quantitativo, construído através da técnica estatística de regressão linear múltipla (MONTGOMERY; PECK, 1992), propício para analisar problemas com várias causas possíveis. Através dele foram testadas as hipóteses representadas no primeiro. Contudo, a validação do modelo quantitativo mostrou-se um aspecto crucial e impeditivo ao alcance da finalidade pretendida. Transcorridos quase dois anos do encerramento da investigação, ocorreram mudanças na planta, tanto em sua estrutura organizacional, quanto nos processos produtivos das áreas. O alcance da meta de produção evidencia o amadurecimento do processo, decorrente da aprendizagem das equipes. Acerca do problema, verifica-se um maior entendimento por parte dos envolvidos e, inclusive, o refinamento das hipóteses sobre suas causas. Desse modo, configuram-se dois contextos distintos, o primeiro, em 2012-2013, e o segundo, em 2015. A partir da atualização dos modelos existentes, serão comparados os resultados obtidos nesses dois contextos. Isso no que tange a validação dos modelos quantitativos, considerando-se critérios qualitativos e quantitativos. Pretende-se demonstrar empiricamente que o êxito da modelagem quantitativa, em grande medida, depende de uma adequada modelagem qualitativa, proporcionada pela experiência prática. A dissertação em desenvolvimento situa-se na área de Estudos Sociais da Ciência e da Expertise. Devido às especificidades do problema, que requer análises de cunho quantitativo e qualitativo, bem como pelas necessidades originadas no andamento do estudo, recorre-se às noções de modelo e validação encontradas na modelagem, da Pesquisa Operacional (PO), de suas vertentes tradicionais, quantitativas (hards), e interpretativas, qualitativas (softs).
30/06/2015
08:00
sala 1093, Escola de Engenharia