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Defesa de Dissertação de INGRID MACHADO SILVEIRA

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Metodologia de otimização via simulação para dimensionamento da infraestrutura de sistemas logísticos intermodais para o escoamento de commodities

 

Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamento de seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a minimização dos custos logísticos e, consequentemente, a maximização do uso dos recursos. Busca-se a otimização dos custos logísticos relacionados ao dimensionamento de armazéns e das composições ferroviárias. A etapa de otimização foi realizada utilizando dois métodos: um otimizador integrado a um pacote comercial de simulação e um método heurístico. Essas metodologias foram comparadas, visando identificar o método mais eficaz na resolução do problema em estudo. Por fim, realizou-se também uma análise de sensibilidade a fim de obter algumas considerações importantes acerca do sistema logístico estudado.

 

24/03/2017

14:00

sala 1094

Defesa de dissertação de BÁRBARA CRISTINA MENDANHA REIS

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Influência do Material da Ferramenta de Corte sobre a Usinabilidade do Aço ABNT 4340 no Torneamento

 

A usinagem convencional baseia-se na remoção de material por meio de uma ferramenta de corte, a qual necessariamente deve apresentar maior dureza e resistência mecânica em relação ao material da peça. Entretanto, devido ao constante surgimento de novas ligas, com dureza e propriedades mecânicas mais altas, existe uma necessidade contínua por novos materiais para ferramentas de corte, com propriedades que possam superar as exigências dessas ligas. Procurando compreender os fenômenos intrínsecos que a variação dos parâmetros de entrada (velocidade de corte, avanço, material da ferramenta de corte e geometria do quebra-cavaco) causa nos parâmetros de saída (força de corte, rugosidade, forma do cavaco, temperatura de corte e desgaste da ferramenta) durante a operação de torneamento do aço ABNT 4340, material utilizado neste trabalho, inicialmente um planejamento fatorial completo 2³ foi empregado para análise estatística, além de outras configurações para as demais análises, totalizando 40 testes. Em relação à análise da força de corte, o material da ferramenta de corte e o avanço afetaram significativamente a força de corte, sendo os menores valores alcançados com a ferramenta de corte de cermet e o menor nível de avanço. Em relação à rugosidade, o avanço mostrou-se como o único parâmetro influente, e o material da ferramenta de corte, independentemente da geometria do quebra-cavaco, não trouxe alterações significativas. No que se refere à forma dos cavacos, as análises mostraram que o nível mais elevado de avanço gerou cavacos mais curtos e que o material da ferramenta se mostrou influente sobre a forma do cavaco. Em relação à temperatura de corte, os resultados indicaram que metal duro, quebra-cavaco LP e o menor nível de velocidade de corte asseguraram os menores valores de temperatura de corte. Como última análise, para os parâmetros de corte estabelecidos e percurso de corte não foi possível identificar desgaste nas ferramentas de corte.
Palavras-chave: aço ABNT 4340; torneamento; temperatura; rugosidade; desgaste da ferramenta; material da ferramenta de corte.

 

17/03/2017

14:00

Auditorio DEMEC

Defesa de Dissertação de LUCAS DIETRICH SILVA BARBOSA

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Heurísticas para o Roteamento de Fluxos na Coleta e Entrega de Recursos entre Canteiros de Obras

 

Este trabalho lida com o problema MRCO (Movimentação de Recursos entre Canteiros de Obras) que é uma generalização do Problema de Roteamento de Veículos, cujo a motivação é tratar o fluxo de transporte em uma empresa do ramo da construção civil de Belo Horizonte. Este problema considera a existência de um conjunto de recursos que serão compartilhados por um conjunto de clientes (canteiros de obras) e que pertencem a um agrupamento em comum. A distribuição destes recursos é feita através de um conjunto de veículos com restrições de capacidade. Existe um conjunto de depósitos (residência dos motoristas) e que abrigam exatamente um único veículo. O veiculo deverá sair e retornar ao final de uma rota necessariamente ao seu respectivo depósito. Um recurso coletado em um canteiro de um agrupamento pode ser usado para atender qualquer outro canteiro no mesmo agrupamento. Cada canteiro pode ser visitado mais de uma vez. Os recursos podem ser discretizados em itens e assim tanto coleta e entrega podem ser divisíveis. O objetivo deste problema consiste em construir k rotas de veículos que atendam às requisições de alocação de recursos entre os canteiros de obras e que minimizem o somatório dos custos relativos ao transporte e tempo do veículo em rota. Nós propomos com o objetivo de tratar o problema em estudo duas heurísticas construtivas que atenderam a todas restrições presentes no problema. Tais heurísticas desenvolvidas são testados em instâncias próximas das reais e em instâncias de testes. Os resultados são comparados com a prática da empresa e com um método de Duas Fases. Os resultados encontrados são superiores aos da empresa e são melhores, principalmente relativo ao tempo de execução computacional, comparado com o método de Duas Fases.

 

17/02/2017

14:30

Qualificação de PAULO HENRIQUE RODRIGUES GUILHERME REIS

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AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE RECONSTRUÇÃO DIGITAL VISANDO ENGENHARIA REVERSA, PROTOTIPAGEM RÁPIDA E CENÁRIOS INTEGRADOS DE MANUFATURA

 

Diversos métodos e técnicas podem ser utilizadas como ferramentas para implementação da Engenharia Reversa, e suas vantagens e desvantagens variam de acordo com a finalidade de cada aplicação. Nesse cenário de variadas alternativas, a presente dissertação tem como objetivo apresentar o contexto dos métodos de digitalização levando em consideração suas facilidades e limitações. Considerando o cenário de manufatura integrada por computador (CIM - Computer Integrated Manufacturing) este trabalho apresenta propostas de associação de tecnologias como a Prototipagem Rápida, métodos de Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer-Aided Design) e simulações computacionais para Engenharia Reversa. Por fim serão apresentados três estudos de caso referentes à aplicação da Engenharia Reversas em situações diversas, como fabricação de protótipos funcionais e reconstrução de faces a partir de fotografias. Será demonstrado um estudo de caso comparando os métodos de digitalização por contato e sem contato. Os resultados obtidos foram comparados de acordo com os parâmetros de nível de detalhamento do modelo, fidelidade dimensional e fidelidade geométrica ao objeto físico.

 

16/02/2017

10:00

Auditório DEMEC