Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de ALLEXANDRE FORTES DA SILVA REIS

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O Problema do Transporte Escolar Rural: Uma abordagem Column-and-cut para o Problema de Roteamento de Veículos Capacitado

 

Existe uma situação de afastamento e dificuldade ao acesso a serviços públicos em geral, na qual a população rural está sujeita. Um dos principais, o acesso à educação, encontra-se a caminhar para um horizonte melhor através da disponibilização de transporte adequado aos alunos. Assim, este trabalho vem ao encontro do interesse do governo local, no sentido de auxiliá-lo na melhoria da disponibilização de um serviço de transporte escolar de melhor qualidade a um custo mais baixo. O trabalho aborda o assunto do transporte escolar rural, classificado como Problema de Roteamento de Veículos Capacitado, propondo algoritmos do tipo Column-and-cut para sua resolução de forma mais rápida e com limites aceitáveis. O problema mestre deriva da ideia de particionamento de conjunto de Balinski e Quandt (1964) que é combinado com três
subproblemas. Estes subproblemas são os responsáveis por gerar as colunas, o método das q-routes proposto por Christofides, Mingozzi e Toth (1981a) e o Problema do Caminho Mínimo com Restrição de Recursos, não-elementar de Desrochers (1986) e elementar de Feillet et al. (2004). Uma vez que a formulação está relaxada, utilizou-se duas famílias de cortes para melhorar os limites obtidos, a primeira, proposta por Jepsen et al. (2008), que são as Desigualdades sobre Subconjunto de Linhas e a segunda, proposta por Contardo, Desaulniers e Lessard (2015) que são as Restrições Fortes de Conexão. Os modelos são avaliados através da aplicação em instâncias da literatura.

 

07/07/2015

14:00

sala 1012, Escola de Engenharia

Defesa de tese de FÁTIMA MACHADO DE SOUZA LIMA

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A MIXED LOAD RURAL SCHOOL BUS ROUTING PROBLEM WITH HETEROGENEOUS FLEET: A STUDY FOR THE BRAZILIAN PROBLEM

 

In Brazil, the regional development of counties are directly related to the quality of the access to a functioning educational system. In those regions, rural families do not have
yet a proper access to schools. The underdevelopement is due in part as consequence, of its poor transportation system, so its government has been making a great effort to
support rural students and provide good quality of transportation service. To bridge this mobility gap, the Brazilian federal government, in the past twelve years, has been
making a great effort to support local administrators to provide better transport to rural students. One of such efforts gave rise to a central decision support system which
solves the mixed load capacitated rural school bus routing problem with heterogeneous fleet. The mixed load feature allows students from different schools to ride the same
bus at the same time. This is an important but neglected problem in literature. This work presents five meta-heuristics which were embedded into the support system. The
computation performance of the proposed algorithms were assessed on solving four different datasets, including a real case from Brazil. The proposed methods were also
compared with one known method of the literature. The attained cost savings and reduction of the number of buses required to serve the students show the suitability
of the mixed load approach over the single load one for the Brazilian rural context. Besides, four meta-heuristics to solve the multiobjective capacitated mixed load rural
bus routing problem with heterogeneous fleet were also devised. The proposed multiobjective methods were compared with one from literature and evaluated through
the results for the metrics of cardinality, coverage and hypervolume. The work also introduces a new approach to help decision maker on taking a good solution from the
Pareto set. All of the four devised heuristics outperformed the literature procedure.

 

02/07/2015

14:00

sala 1010, Escola de Engenharia

Defesa de SAULO COSTA VAL DE GODOI

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Usuários e Projetistas: Prática, Experiência e Percepção

 

A presente pesquisa pretende analisar a ligação entre projeto e produção através da interação entre duas práticas: a prática operacional e a prática projetual. Por “prática operacional”, nos referimos à habilidade de operar, supervisionar e manter sistemas tecnológicos. Por “prática projetual”, nos referimos à habilidade de se projetar tais sistemas. Ambas são distintas e importantes para o processo produtivo, embora possuam status e visibilidade muito diferentes. A prática projetual tende a ser reconhecia e valorizada; a prática operacional tende a ser invisível e preterida em relação à primeira. O encontro entre ambas ocorre no dia a dia da produção em plantas industriais, no momento em que os usuários – operadores – precisam lidar com artefatos tecnológicos que são projetados pelos projetistas para eles operarem. Quando o inesperado acontece e máquinas e tecnologias não funcionam como esperado, um conflito entre os representantes de ambas as práticas pode ocorrer. O conflito pode ainda ser intensificado se o processo de criação desses artefatos tiver ocorrido de forma “descendente” (Bastos; Lima, 2005) – ou seja: sem uma integração entre usuários e projetistas, havendo apenas um monopólio dos projetistas na tomada de decisões (Garrigou, 1995). O caso que analisamos traz justamente esse contraste: inicialmente, uma tecnologia industrial, construída de forma descendente, apresenta uma falha em seu funcionamento que traz a necessidade de reprojetá-la. A falha produz, forçadamente, uma mudança de concepção que dá visibilidade à prática operacional. Em função disso, uma nova estratégia é adotada para o reprojeto: integrar usuários e projetistas e propiciar discussões e negociações sobre os aspectos técnicos da nova tecnologia, em um processo denominado de “design participativo” (Garrigou, 1995; Daniellou, 2005; Lima, 2014). Este trabalho pretende narrar esse estudo de caso e analisar suas implicações: como foi possível, no caso estudado, unir atores – operadores e projetistas – com perspectivas e percepções diferentes e projetar uma tecnologia que incluísse as colaborações de ambos? Como um acidente industrial pôde gerar uma mudança cultural dentro de uma empresa? Que estruturas sociais e históricas perpassam a questão da relação entre a prática operacional e projetual? Como atuar em um cenário no qual representantes de diferentes práticas divergem tecnicamente? Em suma, este trabalho pretende analisar a interação entre operadores e projetistas através do contraste entre dois métodos distintos de projetar: o descendente e o participativo.

 

30/06/2015

15:45

sala 1010, Escola de Engenharia

Defesa de SAMIRA NAGEM LIMA

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O PROCESSO, A ENGENHARIA E O OPERADOR: CONFLITOS INTERPROFISSIONAIS NO CONTROLE DE PROCESSOS CONTÍNUOS DE PRODUÇÃO

 

Esta dissertação tem como objetivo esclarecer porque a intercompreensão, entre engenheiros e operadores, é um caminho não apenas cheio de obstáculos, mas que segue em direções opostas quando se confrontam suas finalidades. Para isso, investigamos as relações entre a engenharia de processos e a operação a partir de elementos que retratam especificidades da atividade dos operadores, acentuando as diferenças dessas em relação às representações que os engenheiros têm sobre o trabalho de seus subordinados. As análises realizadas foram desenvolvidas no âmbito da atividade concreta (o que os ergonomistas denominam de trabalho real), evidenciando características da atividade dos operadores de controle de processos contínuos. Nossa hipótese é que determinadas características dessa atividade são objetivamente conflitantes com dois aspectos da atividade dos engenheiros: (1) o desenho e controle do processo de produção (quando atuam sobre o processo) e (2) o projeto do trabalho dos operadores (quando definem normas e procedimentos operatórios que os operadores devem seguir). Essa hipótese de dissonância entre a atividade do operador e a do engenheiro e entre as visões que as pessoas têm da própria atividade e da atividade do outro fala em apenas dois aspectos da atividade do engenheiro porque o trabalho real desses atores, enquanto trabalhadores que também são, não foi objeto de análise direta, baseada em observações e variáveis comportamentais, com a riqueza de detalhes como foi analisada a atividade dos operadores. Portanto, essa dissertação não se colocará no âmbito da discussão de relação de poderes por si só, mas sim da explicitação “técnica” das razões por detrás dessa falta de intercompreensão. Desse modo, ela contribui para evitar que aqueles que utilizam o poder do cargo para valorizar a sua visão, não o façam somente porque acreditam estarem corretos e sim por motivos atitudinais. No final, o objetivo do engenheiro é apenas um: manter o processo de produção sob controle, quer atuando diretamente sobre o projeto do processo (projeto de equipamentos, parametrização do processo, balanço de massas...), quer “parametrizando” a ação dos operadores, isto é, desenhando as tarefas em diferentes níveis de detalhamento. Os trabalhadores aparecem, assim, como mais um elemento do processo de produção, o qual, como todos os outros (equipamentos, processos, materiais, planejamento...), acaba sendo tratado dentro de um mesmo modelo, que desconsidera as especificidades da atividade dos operadores, em especial o que é a vigilância de um processo contínuo de produção.

 

30/06/2015

13:30

sala 1010, Escola de Engenharia